7 de Mai de 2021

Como cuidar das roupas no inverno?

Está chegando a estação mais elegante do ano: o inverno! É hora de tirar do guarda-roupa suas botas, cachecóis, gorros, sobretudos, tricôs e suéteres. São tantas possibilidades de looks com sobreposições e acessórios para ficar linda que você tem que lembrar de cuidar muito bem das suas peças, viu?

Por terem ficado bastante tempo guardadas, geralmente essas roupas pesadas estão com cheiro de mofo e ácaros, podendo provocar reações alérgicas, principalmente para quem já tem rinite. Para que isso não aconteça, o ideal é que uma vez por mês você tire as peças do armário e as coloque no sol por alguns minutos (cuide para não deixar a peça desbotar) e depois colocá-la em local ventilado. Quer saber mais dicas para cuidar das suas roupas? Continue lendo o texto!

 Livre-se da umidade

Para quem mora em um local que sofre com a umidade, coloque dentro do guarda-roupa produtos que a absorvam. Algumas soluções caseiras são, por exemplo, giz de lousa ou até comprimidos efervescentes. Potinhos com bicarbonato de sódio ou arroz também tiram a umidade. Enfim, existem diversas formas de fazer isso, pesquise e use a que for melhor para você.

 Verifique as instruções de lavagem

Lembre-se de verificar na etiqueta da peça as instruções de lavagem. Se a peça for mais delicada, o ideal é que seja lavado em uma lavanderia especializada. Uma alternativa é comprar saquinhos específicos para a lavagens de roupas que são mais sensíveis. Utilize o “modo delicado” na hora de colocar na máquina de lavar e cuidado para não deixá-las muito tempo de molho também. Sempre que possível, lave as peças mais pesadas a mão.

 Na hora da secagem

A hora da secagem também é muito importante para manter a qualidade da sua roupa. Peças de lã, flanela e cotelê, por exemplo, não devem ser colocadas na secadora, já que a máquina pode estragar as fibras do tecido. Quando for estender, procure manter as peças longe uma da outra (assim o ar circula melhor e a secagem é mais eficaz) e procure deixar em um local ventilado.

 Na hora de guardar

Para evitar o acúmulo de ácaros nas peças mais pesadas, procure deixar o guarda-roupa aberto por algumas horas sempre que possível. Use as dicas para evitar a umidade e, quando o frio for embora e você for abrir espaço no seu armário, procure guardar as roupass em embalagens de plástico ou TNT para proteger seus looks das traças.

E lembre-se: guarde as peças limpas! Pode parecer óbvio falar isso, mas como casacos são peças mais difíceis de secar, às vezes os usamos algumas vezes e os guardamos sem lavar. Evite fazer isso, já que alguma sujeira que você nem percebeu pode virar uma mancha futura ou atrair insetos.

Agora você sabe tudo o que precisa para manter a qualidade dos seus looks. Acesse o site da Lepoque e garanta suas roupas novas de inverno!